quinta-feira, 7 de março de 2024

Boletim de Anelândia: #10 - Tanta criatividade para quê? (O problema de conseguir se divulgar nesta internet)

Publicada Originalmente em 14 de Dezembro de 2022.

Olá, pessoas! Como foram de final de ano? Sei que estou um cadinho sumida daqui, mas vou voltar com ritmo para cá. Ainda quero muito que essa newsletter dê certo, então vou continuar com ela por um tempo.
E bom, dessa vez quero falar mais um cadinho sobre os meus pequenos perrengues como autora nesta vida e por que não nesta internet? Eu tento sempre ser bastante criativa para divulgar meus livros, mas nem tudo adianta.
Então, segura que lá vamos nós!

Ser uma autora que tenta se divulgar nessa internet

Vou parecer uma tiazona falando, mas com o surgimento da internet e a explosão das redes sociais, meio que todo mundo hoje quer vender ou oferecer algum serviço.
E também como esta pessoa aqui trabalha com a editora e até os livros dela na Amazon, é óbvio que eu também estou nesse barco de tentar vender algo.
Só que uma coisa que nem todo mundo deve saber - ou talvez perceber - é que as redes sociais mudam o tempo o todo e tem certas coisas que não adianta fazer, porque o bendito do algoritmo ou a própria rede social pode simplesmente não entregar seus posts.
E outra coisa é que como tem muita gente em rede social atualmente, é bastante difícil fazer algo que se destaque no meio dos outros, ainda eu sendo escritora e trabalhando com algo que muita gente sequer valoriza.
Então, sim, é bastante complicado ser uma autora que tenta se divulgar nessa internet, é preciso ser criativa e tentar fazer diferente.
E mesmo com tantos anos tentando e tentando, em alguns poucos momentos que eu consegui algum destaque, numa ou em outra publicação dessa internet afora.
 

Ideias diferentes que eu já tive

Vou citar brevemente algumas coisas um pouquinho diferente para tentar divulgar meus livros, mas deu certo por um tempinho, mas nunca cresceu muito.

Criar o tumblr do Contos Anê

Posso fazer uma edição exclusiva só por este Tumblr, porque toda essa coisa de ter “rede de autora” só começou por causa do Tumblr que eu abri em 2012, para poder colocar alguns trechos e fotos relacionadas com meus livros.
Nesta época, o Tumblr era mais popular, mas o meu sempre foi uma coisa mais por diversão, que na época do auge dava certo. Mas, ai, o Tumblr simplesmente flopou e muita gente parou de usar.
Por incrível que parível, o tumblr do Contos Anê ainda é ativo, porque gosto de manter o acervo por lá, mesmo que ninguém veja.
E na real, algumas coisas que faço até hoje só comecei por causa deste tumblr.
Sim, sou apegada a ele ainda!

Moda Personagem

Ouso dizer que esta é a ideia mais criativa que tive como autora. Não sei se chegaram a ler a edição exclusiva sobre o Moda Personagem, mas eu o criei numa época que mal tinha instagram direito e também nem sonhava em existir o TikTok.
E como falei brincando naquela edição de que eu devia cobrar royalties porque eu comecei com isso na época do tumblr e meio que todo mundo faz isso hoje.
Enfim, foi mais uma ideia criativa, porque eu simplesmente achava polyvore um horror e o num período da minha vida eu queria fazer moda.
Tanto que como vocês sabem, a coisa já tem uma pegada cosplay. Porém, o pessoal que começou a fazer vídeos de look em 2020 tem mais sucesso que eu, batalhando com o Moda Personagem desde 2013.

Gravar vídeos

Sim, o canal do youtube do Contos Anê também surgiu por causa do tumblr. Era uma época em que o youtube ainda estava engatinhando um gatinho, mas muito gente gostava de criar um canal no youtube e tentar ser próximo Felipe Neto ou PC Siqueira.
Gravando com a webcam do notebook que eu até hoje, numa qualidade de imagem e áudio péssimas, mas perdoáveis para a época que eu comecei a gravar alguns vídeos falando sobre meus livros.
No começo mostrei os cadernos, falei sobre as histórias mais antigas. Os vídeos nunca fizeram muito sucesso, o canal tem dez anos, mas fica só como hobby e eu adoro ficar horas falando sobre meus livros nele.
Já fiz todos os tipos de vídeos lá também, como making ofs de Moda Personagem, Tags, Narração de histórias, relendo e reagindo a primeiros capítulos e outras.

O Avental

Acho que essa é a história mais famosa que me envolve. Quem sabe não separe uma edição do Boletim para falar sobre mais detalhes.
Mas, em resumo, eu usei um avental transparente com meus livros nele durante a Bienal Rio 2017, só para tentar divulgar meus livros. Inocentemente - e comprovando a minha teoria de que rede social não faz sentido algum -, compartilhei num grupo de autores no final daquele dia. Da noite para o dia, durante o meu sono, porque eu ia pro estágio no dia seguinte, muita gente ficou me procurando. O pobre do meu celular não despertou, cinco mil pessoas falando de mim do dia para noite, entrevistas, matérias sobre. No final, consegui uma sessão de autógrafos num estande.
Agora pergunta quantos livros eu vendi neste período? Na Amazon não foi nada, contudo eu já tinha um livro lá. Já dos físicos, que só tinha antologia, vendi a mesma quantidade que no meu passeio com avental.
Enfim, se for fazer a edição especial mesmo conto um mais sobre como isso me frustra!

Por que será que é tão difícil?

Eu cheguei até a falar lá em cima, mas é muita informação e muita gente querendo vender alguma coisa em alguma rede social atualmente. As fórmulas e algoritmos mudam o tempo todo!
E sem querer soar clichê, só que a gente sabe muito bem como são os interesses por leitura, principalmente em rede social. Claro que tem o público que lê, mas não deve ser a maioria.
São um monte de achismos meus, obviamente, só que eu sinto que existe e muito uma barreira muito grande com relação a meus livros e o público. Na real, eu sinto essa barreira com qualquer coisa que eu posto na internet e quem me segue, nos meus perfis pessoais.
Outra dificuldade é furar a bolha e claro, tentar ser criativa, porque eu sincera não gostaria de ficar fazendo dancinha e muito menos apontando para textos na tela. Sei que consigo ser mais criativa que isso!
E acho que, como eu, muitos outros autores têm trabalho formal e isso toma um bocado do nosso tempo. Então, o tempo que me sobra prefiro usar para escrever e apenas elaborar uma divulgações simples.
Enfim, por isso que eu acho que é tão difícil.
(Sim, provavelmente estou reclamando, mas quem escreve aqui sou eu e eu POSSO!)

O que dá para fazer para resolver?

Falando isso, me sinto uma analfabeta digital, mas eu sinceramente não sei. Afinal, isso não é uma newsletter sobre dicas de marketing, mas sim de uma autora que muitas vezes acaba falando sobre suas frustrações e sobre seus livros.
Ainda quero parar para fazer um curso de marketing digital e claro, ficar de olho nas tendências. Mas, a internet é muito grande, então pode ser que nem funcione tanto.
Mas, o que aconselho, pelo pouco que eu sei, é ter uma identidade visual legal na sua rede. Eu tentei recriar a minha uns anos atrás, mudando o nome, mas mantive as arrobas porque sou apegada (e já tem muito material de divulgação com ela). E vai dizer que o nome não é simpático né?
Fazer divulgações com trechos, imagens legais, usando também os recursos mais recentes das redes (ainda mais o instagram).
São algumas coisas que dá para resolver esse problema do alcance. Contudo, para mim, é muito uma roleta russa, porque uma postagem do mesmo estilo acaba sendo mais entregue do que outras.
Um exemplo é o Moda Personagem da personagem de Universo Fragmentado (Outubro - 12 Meses 
com Minorin), que não fiz nada de diferente e o instagram resolveu entregar.

 
Se bem dentre as publicações mais curtidas de 2022, a maioria foi de Moda Personagem. O resto foi foto de evento, que sempre pega mais like naturalmente. Mas o de Outubro fez muito a mais!


Acredito que seja um misto de ser criativo e fazer o que rede social pede, mas né, não sou especialista.

Bom, pessoal, é isto! Essa edição foi para darmos uma aquecida no Boletim de Anelândia para este ano de 2023. Obrigada por terem acompanhado o comecinho em 2022, vou tentar trazer mais coisas legais. Por enquanto, estou tirando umas férias da escrita, mas estou com alguns projetos para o ano, que vou falar na próxima edição.
Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Contos Anê Blog. All Rights Reserved.
Blogger Template by The October Studio