sexta-feira, 26 de abril de 2024

Boletim de Anelândia: #22 - Autopublicação na Amazon (minha experiência como autora por lá)


 
Olá, pessoas! Está no ar mais uma edição do Boletim de Anelândia.
Nesta edição mensal, continuarei falando sobre algumas coisas relacionadas aos meus 20 anos como escritora. Desta vez, vou dar um foco maior na minha carreira como autora independente, especialmente com as publicações dos meus livros.
Já publiquei tanto em formato digital, quanto em formato físico. Porém, para hoje, quero apenas contar quando comecei a publicar meus livros através da Amazon.
Tem uns bons anos que meus livros estão lá, então acho que posso contar um pouco melhor a minha experiência por aqui.
Então, vamos lá!
 

Quando eu decidi publicar na Amazon

O ano em que eu decidi começar a colocar meus livros na Amazon foi em 2016.
Já tinha algumas publicações em antologias - que foi o tema da edição passada - e senti que era hora de dar o próximo passo. Além disso, já tinha alguns anos que eu postava alguns dos meus escritos pela internet afora, pois eu comecei lá por 2013. (Se quiserem, posso até fazer uma edição sobre esse tema.) Ou seja, meu nome já estava rodando - no bom sentido - por aí e eu queria ficar um cadinho mais conhecida como autora.
Só que nessa época ainda era universitária - cursando jornalismo - e não tinha nenhuma fonte de renda que pudesse me ajudar a custear o processo.
Porém, uma coisa que eu tinha muito era tempo e a vontade de fazer a coisa acontecer. Então, eu meti a cara e pesquisei mesmo e vi o que eu precisava fazer para ter meu livro disponível na Amazon no meu aniversário daquele ano.

O processo de colocar meus livros por lá

Confesso que não foi um processo complicado, só foi trabalhoso mesmo.
Nem lembro que tutorial eu cheguei a seguir, mas eu criei a minha conta na KDP (Kindle Direct Publish) e uma conta no banco para poder receber os valores - ironicamente, eu tenho essa conta até hoje e ficou até para meu trabalho CLT.
O livro escolhido para ser o primeiro na Amazon é o já conhecido: As Aventuras de Jimmy Wayn - O Menino Virgem; JV1 para os íntimos.
Quanto às outras etapas do livro, cuidei eu mesma também. Uma autora autossuficiente!
Revisei o livro, alterando uma coisa ou outra ali e fiz a diagramação no Indesign - que depois acabou toda bugada e eu tive que correr e arrumar no word. Acabou ficando bem básico e bem fuleiro mesmo. Por sorte, eu aprendi com os anos e essa diagramação sumiu da face da terra.
Quanto a capa, bom, sendo a autora do Moda Personagem e uma pessoa com ideias demais, inventei de tirar uma foto e montar o estilo por cima da foto, com algumas pequenas e acabou nascendo essa capa e que tenho um carinho enorme!

Tirando esse pequeno problema com a diagramação, que eu logo arrumei, o processo de fazer a publicação do livro foi bem tranquila. A plataforma era um cadinho menos chata naquela época e o livro até lançou antes da data estimada - se for ver a data dele na Amazon está como 27 de Novembro de 2016.
E desde então, muitos outros livros e contos meus foram publicados na Amazon, na maior parte das vezes só com o custo de gastar o tempo. O único investimento que eu fiz foi só com ilustrações para colocar de capa, pois os outros processos acabo cuidando, pois foi o que eu sempre fiz!
Vou deixar aqui um vídeo que eu gravei na época do JV1, onde mostro bem brevemente esse processo.

 

Minha experiência como autora independente na Amazon

Com o decorrer dos anos dos meus livros presentes na plataforma, claro que fui percebendo algumas coisas.
Primeiro que o recebimento dos valores no começo acabou dando uma complicada, pois ficou dando erro no pagamento e eu tive que recadastrar a conta e depois foi. Até hoje sem problemas!
Porém, com o avançar dos anos, aquele lugar foi crescendo e bom, me falta fazer divulgação um pouco melhor, pois meus livros crescem bem pouco e tem poucas leituras todos os meses.
Sem querer soar dramática, mas eu devo ganhar cerca de um real por mês na Amazon. Sempre tem alguém que vai lá e acaba por ler algumas páginas só para eu ganhar meu troquinho de bala.
O livro que mais me deu “lucro” na Amazon foi O Diário da Escrava Amada, desde que eu coloquei ele lá em 2020, foi que deu uma mexida nos meus gráficos. E é sempre ele que tá sempre com leitura, mesmo que eu divulgue muito pouco (por outras questões que falei em outra edição).
Porém, os outros livros só tem mesmo alguns exemplares baixados gratuitos e uma venda a cada solstício.
E eu coloquei “lucro” entre aspas pois realmente a Amazon nunca me foi uma fonte de renda, nem mesmo de extra. Só mantenho meus livros lá para que meu nome fique circulando e que as pessoas tenham oportunidade de conhecer meus escritos.
Lembro que só teve um mês que eu tive uma renda significativa, que foi em Agosto de 2022, onde eu ganhei pouco mais de trinta reais, isso só com DEA.
Porém, tem coisa que publiquei por lá que nem pagou o valor que gostei. Um exemplo é o conto Calliope, onde só gastei com a ilustração e nem o valor dela recebi de volta ainda
Sei de muitos autores que conseguem pagar contas e vivem do dinheiro que dos seus livros dão por lá, porém, este não é o meu caso!
Nem cabe explicar os porquês porque quem me conhece já sabe bem.
A plataforma é ótima e raramente tive problemas com ela, pois sempre fui precavida até demais, contudo, só não me gera uma grande renda.
Meus gráficos vitalícios (2016 -2024) na Amazon, dia chego nas 100 mil páginas.
 

A Amazon é um bom ponto de partida para outros autores?

Como falei acima, existem autores que realmente conseguem fazer uma ótima renda e viver com os seus publicados na Amazon. Mas, como todo lugar, existem as cobranças, tanto que alguns autores são obrigados a escrever e lançar livros num curto período de tempo. Tem autores que realmente conseguem e é ótimo para eles. Só que eu não sou assim e tá tudo bem também, o que importa é que tem coisa minha por lá.
E respondendo a pergunta do título: Sim, é um ótimo ponto de partida para quem quer começar a colocar os próprios escritos para os leitores e para ficar um cadinho conhecido.
Eu acho que pode ser feito totalmente sem custo para o autor, se ele fizer todos os processos por si só. Ou acaba sendo bem baixo, pois o que entra é apenas um valor de capa, revisão e diagramação - que costumam ser mais baratos para o digital. (E em livro físico, o que custa muito é a impressão!) O próprio autor, se for mais sagaz e tiver tempo e paciência, pode realizar algumas etapas desse processo para cortar custos.
Além disso, vale a pena sempre investir na divulgação. (Coisa que a gata aqui não anda fazendo, mas detalhes…)
Mas, tem coisas que só dão para saber se tentar, então mete a cara mesmo e publica… Coloca o livro no mundo e vai divulgando com o decorrer do tempo. Colocar de graça de vez em quando já ajuda, pois dá uma movimentada nos gráficos!
Mas, tirando alguns problemas, como demorar a publicar os livros ou tirar outros sem aviso prévio, a Amazon é muito boa para quem quer começar como autor.


Bem, pessoal, é isto!
Trazendo um pouco da minha pequena experiência como autora lá na Amazon. Eu queria falar coisas mais otimistas, mas não é assim que acontece comigo.
Até o próximo “Boletim de Anelândia”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Contos Anê Blog. All Rights Reserved.
Blogger Template by The October Studio