quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Boletim de Anelândia: #6 - A Origem da autora cosplayer (Como o Moda Personagem começou)

Publicada originalmente em 7 de Novembro de 2022

 
Olá, pipous! Sentiram saudades?
Enfim, cá estou trazendo mais uma edição do Boletim de Anelândia. E desta vez falarei sobre uma das coisas que é a minha marca de autora nessa internet, o Moda Personagem.
E sim, como tudo na minha vida, é bastante criatividade que até fico em choque!
Então, se preparem e lá vamos nós! (Insira meme do Pica Pau aqui!)

Como surgiu

O famoso e conhecido Moda Personagem surgiu lá em 2013/2014, no auge do Tumblr do Contos Anê - que ainda é ativo. Não lembro com exatidão como foi, mas é bem provável que eu estivesse entediada e… Mente ociosa, oficina de escritor para criar coisa nova!
Como eu era apenas uma universitária ferrada de grana, peguei as minhas próprias roupas -inspirada pelo polyvore - e montei looks pensando como se fossem os personagens, alguns em ocasiões ou até roupas de transformação. E foi assim que nasceu o MP (a sigla desta budega).
Começou como uma coisa do do Tumblr e que foi se expandindo para as minhas outras redes de autora.
Desde então, foram várias edições oficiais, extras, os genderbends e os relacionados ao 12 Meses com Minorin. (Zera o contador "falei da Minorin"!)

As edições oficiais

Quando eu digo "Edição Oficial" significa que é quando posto maratona no Tumblr! Faço uns 4 a 6 personagens, tiro um monte de foto borrada, e depois arrumo tudinho e faço até uns Photoshop para finalmente postar!
Oficialmente tivemos 8 edições, sendo que dentre uma delas houve a de sexos trocados.
Eu separo uma tarde, geralmente num feriado ou no período de férias, para poder fazer. E uma das características do Moda Personagem é a foto na frente do espelho, que antes era segurando a cybershot e agora é o celular. Isso porque é a melhor forma de mostrar o corpo todo e tampar meu rosto, pois assim não fica parecendo eu usando uma roupa minha. E o tal espelho com florzinhas fica hoje no closet da minha mãe, mas lá em 2014 ficava na frente do meu quarto, aí eu tirava foto ali.
Então, nós mais recentes ainda existe a foto no espelho, mas é no meu quarto e porque eu o levo para lá!
É uma das coisas que mais me divirto fazendo como autora.
Já foram mais de 40 personagens feitos e muitas fotos icônicas no pacote! Sim, meninas sou uma autora cosplayer e num tenho vergonha disso!
E confesso que estou com uma saudade enorme de fazer e quero, pelo menos no ano que vem uma 9° edição! E eu já tenho até os personagens!
Então, fiquem de olho viu?
 
Compiladinho só para ilustrar!
 

A própria evolução do MP

Ainda lembro do começo de tudo isso, porque eu ainda estava construindo como Moda Personagem ia funcionar. Como tem moda no nome, realmente passa essa ideia de look, mas com o tempo a coisa foi tomando forma de cosplay mesmo, com roupas mais elaboradas (algumas com gambiarras) e até algumas roupas exclusivamente feitas para o Moda Personagem.
Claro que lá no início era tudo uma tosquice sem tamanho, alguns eu tenho até vergonha de ter feito, porque ficou muito aquém do que o personagem pediu, mas era o que conseguia fazer.
Mas, com o tempo a gente vai evoluindo e eu peguei o jeito de fazer o MP e ele também foi mais uma coisa que me fez crescer como autora.
E pensar que isso é uma coisa que meio que todo mundo com os tico teco da vida… Mas lá no longínquo ano de 2014 eu já fazia isso! Posso dizer que sou pioneira? Eu devo cobrar royalties de todo mundo atualmente? (É piada pelamor!)
E para mostrar com imagens essa evolução, vou deixar linkados dois vídeos onde eu revejo os primeiros Moda Personagem e comento sobre. Na época que era tudo mato e a maioria pode ser considera um belo de um cospobre! Um dos vídeos mais divertidos do canal de autora!



 

Os Moda Personagem do "12 Meses com Minorin"

Eu realmente essa coisa de fazer Moda Personagem bastante a sério, tento que uso como um método de divulgação. Afinal, vários personagens de livros publicados meus têm seus "cospobre"!
E como eu sempre me coço para fazer coisa demais, aproveitei o projeto do ano como mais uma grande desculpa para fazer 12 MPs novinhos e sempre cheirosos!
E confesso que é uma das coisas mais divertidas do projeto também, pois é dar mais uma cara para o conto, representando a história que foi contada ali.
E nossa, como eu cavei meu armário para fazer isso, inclusive eu fiz um kimono por causa de Moda Personagem, que foi para o conto de Agosto!
E não ironicamente, muitos visuais acabam lembrando bastante coisas que a própria Minorin já fez!
Então, todo mês gravar um videozinho mostrando a tal roupa e tal personagem é maravilhoso! (Certeza que no final do ano faço um vídeo compilado com os 12!)
 
A Minorin representando a trabalheira que dá para fazer os MP do "12 Meses com Minorin".

Meus MP favoritos

Em meio a tantos visuais e tantos personagens, existem aqueles que se tornam os nossos favoritos e eu vou listar para vocês quais são.

Will e Willa

A minha primeira foto do insta pessoal foi de quando eu fiz o MP do Will, que carrega os antigos nas costas.
E uns anos depois, na edição de sexos trocados, ficou mais um ícone.


Caterine

Este também é um dos que carrega os antigos nas costas, apenas representando a melhor cena do livro todinho!
(Até hoje não dei essa blusa por causa disso!)

Jimmy (as duas versões)

Esse aqui é um dos amorzinhos da minha vida, tanto que a primeira capa do JV1 na Amazon é com uma foto do Moda Personagem.
Na edição de sexo trocado, fiz a versão feminina que ficou linda também. (Mais uma desculpa para tirar foto com o violão.)


Kazuko e Makoto

Apenas os maiores! Ambos já tiveram mais de uma versão, mas estou considerando aqui a Kazuko de vestido vermelho e o Makoto versão masculina (se bem que a feminina dele num tá muito atrás não!


Inconsciência

Sim, eu sei que sou só eu de roupa preta, mas é ficou tudo tão lindo e perfeito e eu me senti uma grande gostosa.

Amélia Scarlet

Vocês acharam mesmo que não ia colocar esse ícone de MP na lista de favoritos? Pois é! Apenas eu me sentindo uma grande gostosa, mas dessa vez vampiresca.

 

Até com essa coisa inofensiva implicaram (Juro!)

Pois é né gente! Se estamos na internet, a tendência é que existam pessoas que se incomodem simplesmente por algo que fazemos sem incomodar uma pobre mosca! (Se formos entrar no assunto de política, a coisa piora!)
E sim, já implicaram com o Moda Personagem, mais de uma vez!
Uma das histórias vocês conhecem, que eu até botei a mensagem da pessoa numa edição anterior. A de lá de 2014, que não gostou do conto e também achava que eu "Devia parar de sonhar e colocar roupinha de personagem, aí talvez assim escrevesse algo decente".
Essa não chegou a ser tão gratuita quanto a outra que recebi em outra vez. Ainda lembro que eu compartilhei um dos Moda Personagem no grupo do Nyah Fanfiction no Facebook (aquele antro) e a pessoa veio no meu Tumblr e mandou mensagem dizendo que eu devia ter algum problema mental e que eu devia me tratar.
E tem um plus, que envelheceu como leite: ela disse que outras autoras, tipo a JK rolinha, não se sujeitaria a isto. (Depositem aqui suas risadas!)
Eu claro, dei um fecho daqueles, mandei tomar no cu mentalmente e continuei fazendo, porque fazer o MP me faz muito feliz!

Apenas para ilustrar que falei acima!

E eu tenho Cosplay oficial também

Pode não parecer, mas eu já fiz alguns cosplays de personagens meus. Na real, foram só dois, ambos sendo em dois aniversários, sendo um no de 15 anos e o outro no de 21 anos.
Foram respectivamente (feat. fotos):

Anelise/Amélia (As Super Agentes)

Com a roupa antiga e com design criado pelo meu irmão.
Lembro que ter dado um desenho de referência para a costureira fazer e mesmo sem alguns detalhes ficou uma gracinha, ainda mais com a coroa que tinha zero a ver!
Esse livro dispensa apresentações, ou melhor, já tivemos uma edição do Boletim pra ele.

Super Gata/Guinevere

Sim, eu só fiz cosplay das Mahou Shoujo mesmo.
Ainda lembro as orelhas de papel que eu fiz (que mais pareciam de coelho) para ser a dela, hoje em dia eu tenho uma orelha de gato que serve à função.
A Super Gata é uma garota comum que vira uma super heroína e salva a cidade.
 
Foto de 2020, porque ainda tenho as roupas.
(E não ouso jogar meu corpo aos 15 e nem aos 21 anos na internet!)

Enfim, pessoal, essa foi a nossa edição de hoje do Boletim de Anelândia. Espero que tenham gostado de conhecer a loucura e origem por trás do Moda Personagem.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Contos Anê Blog. All Rights Reserved.
Blogger Template by The October Studio